segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rimbaud - Minha boêmia / Ma Bohème



Arthur Rimbaud



Ma Bohème (fantasie)

Minha Boêmia (fantasia)


Eu seguia, os punhos nos bolsos rasgados;
Meu paletó assim tornava-se ideal;
Eu seguia sob o céu, Musa! E a ti fiel!
Oh! lá! lá! Que lindos amores tenha sonhado!


Minha única calça tem um furo largo.
- Pequeno-Polegar sonhador, em meu passeio
De rimas. Meu albergue era sob a Ursa maior.
- Minhas estrelas no céu num doce harpejo


E as escuto, sento à margem dos caminhos,
Boas noites de setembro a sentir as gotas
De orvalho à face, tal um vinho forte;


Onde rimando meio às sombras fantásticas
Tal uma lira, eu tirava os elásticos
De meus sapatos feridos, um pé junto ao peito!


.

Trad. Leonardo de Magalhaens


Original em http://www.mag4.net/Rimbaud/poesies/Boheme.html
.
Para ouvir uma canção romena(!) inspirada no poema

Nenhum comentário:

Postar um comentário